Xvii Curso Multicêntrico para a Formação de Novas Equipes de Implantes Cocleares e Próteses Osteo-Ancoradas Mód. Básico - Usp/SP e Bauru

Realizado de 07 a 10 de Junho de 2017

Postado em 20/06/2017


A Fundação Otorrinolaringologia, realizou de 07 a 10 de Junho de 2017, a XVII edição do Curso Multicêntrico para Formação de Novas Equipes de Implante Cocleares, Próteses Oste-Ancoradas, Módulo I sob a coordenação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Dr. Rubens V. Brito, Dr. Robinson Koji Tsuji e a Fonoaudióloga Maria Valéria S. Goffi Gomez e Paola Angélica Samuel.

As aulas foram ministradas tanto pela equipe da USP – SP quanto USP-Bauru, reunindo assim, uma experiência considerável, uma vez que aproximadamente 50% de todos os implantados do Brasil, foram feitos por essas equipes, comenta a coordenadora Maria Valéria Goffi.

Além disso, com 30h de laboratório, os participantes têm a oportunidade de construir uma base de conhecimento teórico sobre Implante Coclear e Próteses Osteo-Ancoradas.

Com sua capacidade máxima preenchida, o curso contou com 32 participantes de todo Brasil e também com participantes internacionais de Lima/Peru. O Audiologista Bruno Magalhães, de Brasília, DF, disse que recentemente agregou a equipe de Implante Coclear do Hospital Universitário de Brasília, e optou por participar do curso a fim de uma especialização na área. Fgo. Bruno completou “Nesse curso gostei da didática dos palestrantes, o conteúdo programático, a possibilidade de realizar a prática nos softwares das 4 marcas detalhadamente. Acredito que a prática é essencial para o aprendizado.”  

 

Já a Audiologista, Jacqueline Estefania Mallqui Carranza, de Lima/Peru, conta que trabalha em hospitais da região, e enfatiza: “há necessidade de orientar o grupo de implante coclear sobre as condições da seleção de candidatos. No meu País não há um sistema de cura sobre os pacientes, então os pacientes estão chegando um pouco tarde para a implantação. Eu e minha companheira, Dra. Christie, viemos ao curso basicamente para aprender a orientar o grupo sobre a importância de seleção, adaptação, e de acompanhamento. ” A Fga. Jacqueline ainda completa: “O que eu gostei mais no curso, foi o foco nas equipes, e o valor que colocam no critério fonoaudiólogos. Em meu País, as vezes, não é muito valorizada nossa opinião, mas aqui eu vejo que é um conjunto de critérios, foi isso que me motivou a vir.”

O outro diferencial do curso é a parceria com todas as empresas de Implante Coclear: Advanced Bionics, Phonak, Politec e Oticon! Com a participação de cada uma, é possível ressaltar as características mais importantes entre as marcas, valorizando os prós e os contras.

Já estão abertas as inscrições para o módulo II, que acontecerá de 22 a 25 de novembro de 2017.