Curso de Estapedotomia – Teoria e Prática

Aconteceu 30 de Junho de 2017, sob a Coordenação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Dr. José Celso Rodrigues de Souza e Dra. Anna Carolina Fonseca.

Postado em 07/07/2017


A Fundação Otorrinolaringologia promoveu no último dia 30 de Junho de 2017, o Curso de Estapedotomia Teoria e Prática, sob a coordenação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Dr. José Celso Rodrigues de Souza e Dra. Anna Carolina Fonseca.

Na parte teórica, em que contamos também com a participação da Dra Eloisa Santiago Gebrim, Dra Ana Adelina Giantomasi Della Torre, Dr. Marcelo Hueb e Dr. Robindon Koji, foram discutidos temas como: diagnóstico clínico, audiológico e radiológico da otosclerose, técnica cirúrgica, cuidados pré e pós-operatórios, aspectos histológicos da otosclerose, complicações e resultados da estapedotomia/estapedectomia, implante coclear em otosclerose e adaptação de aparelhos de audição em pacientes com otosclerose.

Já a prática do curso contou com cirurgias ao vivo, e os participantes tiveram a oportunidade de assistir à demonstração de diversas técnicas cirúrgicas para estapedotomia (Tradicional, Reversa de Fisch I e II), a platinotomia realizada com perfurador manual, micro-drill e laser. Foram demonstradas as vias de acesso suprameatal e endoaural. As cirurgias, foram realizadas pelo Prof. Ricardo Bento e pelo Dr. José Celso Rodrigues de Souza que durante a cirurgia explicavam todo procedimento adotado.

 O patrocínio da Opimed Saúde e da Richards foi fundamental para a realização de mais este curso da FORL.