4º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia – 24 a 27 de Outubro de 2017.

Módulo Iii - Cirurgia Plástica Funcional da Face Modulo Iv - Cirurgias do Ronco e Apneia.

Postado em 13/11/2017


Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, aconteceu o Módulo III, de Cirurgia Plástica Funcional da Face, do 4º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, coordenado pelo Dr. Carlos Alberto Caropreso. O Dr. Caropreso, comenta que neste curso o aluno tem a oportunidade de aprender a teoria da anatomia de toda a face, principalmente voltada para a cirurgia plástica facial, e a possibilidade de, na peça anatômica, dissecar e fazer todas as técnicas cirúrgicas que foram incitadas sobre a rinoplastia, blefaroplastia e ritidoplastia.  “O aluno pode esperar um entendimento melhor sobre toda anatomia e aplicação prática em todas as suas cirurgias plásticas de face, blefaroplastia, ritdoplastia, rinoplastia e cirurgia de frontoplastia com elevação do supercílio.”

 E já nos dias 26 e 27 de outubro, aconteceu o Módulo IV, de Cirurgias do Ronco e Apneia, coordenada pelo Dr. Luiz Ubirajara Sennes. Este módulo foi dividido, contemplando um dia de teoria e outro totalmente prático, com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões.

O objetivo principal deste módulo foi a dissecção e estudo da anatomia da musculatura faríngea com realização de cirurgias faríngeas em peças anatômicas não formalizadas. Os alunos tiveram a oportunidade de dissecar uma “hemi-faringe”.

A Dra. Denise Eliane Urpia Gonzalez, Médica Otorrino de Salvador/BA, comenta que escolheu esse curso pois é o único curso do Brasil com dissecção cirúrgica, e ele gostaria de se atualizar e se aprofundar na área. Ainda comentou: “Minhas expectativas foram atingidas, e gostei muito da parte prática de dissecção em peças frescas, estou muito satisfeita

Devido ao grande sucesso, a FORL já está preparando o 5º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, que provavelmente acontecerá em Outubro de 2018. Fique de olho no calendário de cursos da FORL, e faça sua inscrição! Mais informações no site: www.cirurgiaotorrino.com.br