Ix Oficina de Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do Hc-Fmusp

Aconteceu nos Dias 02 e 03 de Março de 2018, a Ix Oficina de Reabilitação de Pacientes Usuários de Implante Coclear do Hc-Fmusp, Organizada Pelas Fonoaudiólogas Valéria Goffi e Claudia Colalto, Que Recebeu Profissionais de Todo Brasil.

Postado em 08/03/2018


Responsável por ministrar a primeira aula, Dr. Robinson Koji Tsuji, enfatizou a importância da reabilitação fonoaudiológica dos pacientes implantados e agradeceu a presença de todos. “É um grande prazer abrir mais uma vez essa Oficina. O trabalho do cirurgião otológico, se não contar com o apoio dos fonoaudiólogos e da família, não dá o retorno que todos esperamos para os implantados”, disse ele, na abertura.

 

No primeiro dia, as aulas ministradas foram: Roteiro de Avaliação da Criança e da Interação com a Família. Percepção e Produção de Fala da Criança e Roteiro de Avaliação da Criança e da Interação com a Família. Percepção e Produção de Fala dos Pais, pelas fonoaudiólogas Claudia Colalto e Cristina Ornelas; O Que Esta por trás do Brincar, pela terapeuta ocupacional e brinquedista Marcia Julio;  Brincando com a Linguagem em Crianças com Deficiência Auditiva Implantadas Antes dos 2 Anos de Idade e das Crianças Implantadas Tardiamente pelas fonoaudiólogas Claudia Colalto, Cristina Ornelas e a terapeuta ocupacional Marcia Julio; e  Discussão e Apresentação de Casos para o Planejamento Terapêutico pela fonoaudióloga Cristina Ornelas. 

 

No segundo dia, as aulas ministradas foram O Que Está por trás das Rotinas e Regras Domésticas. Porque o Fonoaudiólogo Precisa Delas?, pela fonoaudióloga Claudia Colalto; O Que Estar por trás do Brincar nas Crianças com Múltiplas Deficiências, pela terapeuta ocupacional Marcia Julio; Tivemos ainda uma Mesa Redonda, abordando o tema  O Desenvolvimento das Habilidades Auditivas em Crianças com Deficiência Auditiva e Múltiplas Deficiências, com as fonoaudiólogas Marianni Costa e Claudia Colalto, a terapeuta ocupacional Marcia Julio e a psicóloga Érica Lavezzo.

 

A Fga. Cristiane Monteiro Pedruzzi, de Maceió – Alagoas escolheu fazer a oficina, porque é professora na área de audiologia educacional e supervisiona estágio com pacientes com perda de audição, inclusive, usuários de IC na UNCISAL ( Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) e atende há mais de 20 anos pacientes com perda de audição. Ela diz que “O que eu mais gostei na oficina foi a interface com a terapia ocupacional.”

 

Já estamos com as inscrições abertas para o XIII Encontro de Reabilitadores de Pacientes com Implante Coclear, que acontecerá dias 05 e 06 de outubro de 2018. Garanta sua vaga aqui no site da FORL.