Professor Ricardo Inova Implante Coclear com Auxílio da Tecnologia Portátil de Endoscopia Otológica

O Dispositivo Permite Acoplar o Endoscópio ao Celular para Visualização e Gravação das Imagens Cirúrgicas. Também Foi Utilizado Uma Fonte de Luz Portátil.

Postado em 08/05/2018


Em mais uma inovação da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP o Prof Ricardo Bento realizou uma cirurgia de implante coclear com auxílio de um adaptador de endoscopia e fonte de luz portátil desenvolvidos pelo Professor e pelo Dr. Edson Freitas juntamente com o Marcio Oliveira de Souza que é especialista em óticas e desenvolvimento de acopladores. O dispositivo permite acoplar o endoscópio a qualquer aparelho de telefone celular para visualização que além de auxiliar no procedimento permite fotos e gravação das imagens cirúrgicas. 
Ambas as tecnologias estão sendo desenvolvidas com apoio da Fundação Otorrinolaringologia. O Professor Ricardo Bento acredita que esse método vai revolucionar a cirurgia endoscópica pois simplifica em muito seu uso intra operatório eliminando a necessidade de grandes racks com câmeras e fontes que custam acima de R$ 100.000,00 e possibilitam compartilhar em tempo real com monitor de TV através de Bluetooth ou gravar e fotografar e compartilhar através do próprio celular com outras pessoas. Será um instrumento indispensável na cirurgia otológica do futuro. 
Além disso é extremamente útil por ser portátil e ser usado em consultório, ambulatório, no leito de hospital etc...
Brevemente esse produto, patenteado, estará a disposição para comercialização para todos com um valor acessível.