Nota de Falecimento do Prof. Alexandre Médicis da Silveira.

Faleceu em São Paulo o Prof. Alexandre Médicis da Silveira.

Postado em 04/10/2018


É com muita tristeza que recebemos a notícia que o querido Prof. Alexandre Médicis nos deixou. 

Teria que escrever um livro sobre a vida do Prof. Alexandre, é difícil em poucas linhas falar sobre esse grande homem, professor de medicina e de vida ! 

Como ninguém ele se relacionava com os pacientes e teve uma das maiores clínicas de São Paulo. Formado em Recife ele chegou a São Paulo e foi um self made men, ou melhor em francês que ele amava " hommes faits de soi " conquistando pela capacidade e ética uma carreira sem igual. 

Estagiou em Bordeaux, a melhor escola de Otorrinolaringologia da época com o eminente Prof. George Portmann se tornando amigo de seu filho Michel Portmann que o sucedeu na Cátedra de Bordeaux e expandiu a escola em todo o mundo. Fundou a Associação George Portmann e a sua filial brasileira, enviando a Bordeaux centenas de jovens otorrinolaringologistas brasileiros muitos com bolsa de estudos por ele conseguida, incutindo na ORL uma enorme influência desse grande serviço e da cultura francesa.

Toda sua vida se dedicou ao ensino de ORL, especialmente sendo pioneiro mundial da Otorrinolaringologia Pediátrica    

Recebeu em sua vida inúmeras condecorações por seus serviços à especialidade, mas a melhor condecoração que teve durante toda sua profícua vida foi o respeito de seus pacientes, o respeito de seus pares e a profunda amizade dos seus amigos. 

Posso escrever sobre ele pois no início de minha carreira por empatia por minha pessoa ele me "comprou" e foi fundamental em minha carreira a a ele muito devo de seus ensinamentos e mão amiga. Não tenho palavras para agradecer tudo o que ele fez por mim e até hoje nas minhas decisões sempre lembro de suas palavras sábias. 

Sou grande amigo de seu filho, José Alexandre, que trabalhou no Hospital das Clínicas da FMUSP por muitos anos, para sua felicidade o acompanhou na profissão e na especialidade, também com brilhantismo. 

Ele amava sua família, seus netos e bisnetos e tenho certeza que se foi feliz com o dever cumprido deixando um grande legado familiar e profissional. 

Tenho certeza que ele vai ser recebido no céu onde com sua simpatia vai conquistar todos por lá !

Adeus Professor, muito obrigado por tudo !

E como ele sempre falava " L´AVENTURE CE FINI"  

 

Ricardo F. Bento

Professor Titular da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.