Xiii Curso Teórico Prático de Distúrbios da Deglutição e Refluxo Laringofaríngeo

08 e 09 de Dezembro

Postado em 16/12/2016


Durante os dias 08 e 09 de dezembro, os temas disfagia e refluxo laringofaríngeo foram amplamente discutidos no XIII Curso Teórico Prático de Distúrbios da Deglutição e Refluxo Laringofaríngeo da Fundação Otorrinolaringologia e da Divisão de Clinica Otorrinolaringológica do HCFMUSP.

 

O curso teve a honrosa participação de 43 inscritos de todo o território nacional e internacional! As aulas foram bastante didáticas, ministradas pelo nosso corpo clínico, além da participação de colegas da Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Radiologia, que discorreram sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico e Videodeglutograma, respectivamente.

 

O ponto alto do curso foi a parte prática, onde a Dra. Patricia Santoro realizou exames ao vivo em pacientes disfágicos, que generosamente vieram ao hospital especialmente para a junta médica. Os casos foram complexos e de diversas etiologias que compõe este universo da disfagia orofaríngea. Os exames foram realizados em sala restrita, com transmissão simultânea para o anfiteatro, seguido de discussão caso a caso. Duras realidades, grande sofrimento, mas também muito aprendizado, além da perspectiva de progressos e melhora da qualidade de vida dos pacientes, por meio das condutas tomadas.

 

Segundo Dra. Patricia, “ao longo dos anos, percebemos o crescente interesse dos colegas otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos no desafiador manejo dos pacientes disfágicos”. Fato este que ficou nítido através dos nossos principais congressos nacionais. No Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, ocorreram mesas redondas, painéis, conferências e apresentação de trabalhos científicos sobre o tema.

 

O Dr. Julio Enrique Perez Lu, do Peru escolheu fazer este curso porque está trabalhando com deglutição em Lima e precisava lembrar e tirar algumas dúvidas para seu trabalho. Julio ainda declara “ gostei muito do curso, vou colocar tudo que aprendi em prática no meu trabalho no Peru.”

 

Já o Dr. Gustavo Higa Ogawa do Paraná, escolheu fazer esse curso através da indicações dos amigos que elogiaram muito o curso, para ele o curso foi excelente porque conseguiram aprender desde o básico até os casos mais complexos apresentados na parte prática.

 

Agradecemos a presença de todos os participantes, além da indispensável ajuda de todo o nosso departamento, através das aulas ministradas por nossos docentes, da assessoria dos nossos residentes, preceptores, fellows e fonoaudiólogos, e da caprichosa organização de toda equipe Fundação Otorrinolaringologia, sem as quais este curso não teria o sucesso obtido.