55º Curso Teórico Prático de Endoscopia Dirigida ao Orl - Módulo I e Ii.

Aconteceu nos Dias 15 a 17 de Março, no Hcfmusp

Postado em 22/03/2017


Com técnicas de anestesia para endoscopia ao ORL, Nasofaringolaringoscopia, Telelaringoscopia, Rinoscopia Rígida juntamente com exames práticos, foram temas centrais do curso de 55º Curso de Endoscopia Dirigida ao ORL, módulo I e II, que aconteceu nos dias 15 a 17 de Março de 2017, no HCFMUSP, com realização da Fundação Otorrinolaringologia.

Sob coordenação do Dr. Luiz Ubirajara Sennes e do Dr. Domingos Hiroshi Tsuji, foi possível criar uma grade que une a parte teórica e prática, composta por realização de exames ao vivo e discussão de casos clínicos.

O Dr. Ricardo Delduque, médico pneumologista de Catanduva - SP, foi um dos 44 participantes do curso, e declarou ter escolhido este curso, pois como trabalha com medicina do sono e muitas vezes é obrigado a examinar o nariz dos pacientes, se sentia muito incomodado por não saber fazer o exame. “ Gostei muito do curso, os vídeos e os exames ao vivo foram muito esclarecedores, um curso muito completo que me ajudou muito.

Já a Dra. Andrea Carneiro de Santarém - PA, declarou que a escolha do curso foi porque gostaria de fazer uma atualização, e o curso mostra todo básico do consultório, para ela é a partir da parte de Endoscopia que você pode avançar para outros procedimentos, como as cirurgias. “Adorei o curso, toda a parte teórica, o Dr. Domingos e Dr. Luiz Ubirajara são super didáticos, diferente de congressos, no curso nós ficamos bem próximos deles, você se sente mais à vontade e melhor para tirar suas dúvidas.”

A coordenação contou com o importante patrocínio da empresa Ferrari, que sempre participa de forma ativa neste curso.

Aproveite, se você não conseguiu participar dessa edição, ainda temos vagas na edição de Outubro (04 a 06). Acesse o site e inscreva-se: www.forl.org.br