A Fundação Otorrinolaringologia

 

 

A Fundação Otorrinolaringologia foi instituída em agosto de 1995, com a finalidade de prestação de serviços permanentes e sem qualquer discriminação de clientela e de colaborar com as instituições dedicadas ao ensino, pesquisa, assistência médica curativa e preventiva, em especial nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz, boca e garganta; atuar por meio de programas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de deficiências no desenvolvimento científico-tecnológico; também junto às áreas de Bioengenharia, engenharia Hospitalar, Telecomunicações, Técnicas Administrativas e Operacionais e no progresso do ensino das áreas de Assistência Social, Fonoaudiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psicologia e Terapia Ocupacional e com as Universidades e instituições públicas e privadas, em seus setores dedicados a essas áreas, nos programas de estudo, prática e aperfeiçoamento de profissionais nelas atuantes.

 
 

 

Em março de 2007, inauguramos o Centro de audiologia, com os mais modernos equipamentos para diagnóstico audiológico, seleção e adaptação de próteses auditivas, inclusives as implantáveis, colocando à disposição da classe médica e fonoaudiológica um serviço de excelência.

 

 

 

Nossa atuação é baseada em 04 pilares fundamentais para execução de nossas finalidades:

 

  •  Projetos Sociais

Realizamos campanhas através de projetos próprios, como o Programa Quem Ouve bem, aprende melhor!, que foi desenvolvido para avaliar a acuidade auditiva de crianças em idade escolar do ensino fundamental com o objetivo de reduzir o índice de repetência relacionado à surdez.

O Programa Reouvir - O Despertar da 3ª Idade, desenvolvido com o objetivo de desmistificar o uso da prótese auditiva informando as pessoas acima de 60 anos que os benefícios trazidos com a melhora da audição, seja através do uso do aparelho de amplificação sonora (prótese auditiva) ou tratamentos adequados é muito maior do que o preconceito de ser rotulado como deficiente auditivo.

Realizamos atendimentos gratuitos como a "Semana Nacional de Prevenção à Surdez", levamos médicos e equipamentos para consultas em Entidades Carentes como o "Projeto Colméia", "Abrigo Ipiranga e Abrigo Socorro", "Ambulatório de Especialidades do Jd. Peri-Peri", entre outros.

 

 

  • Publicações

Editamos trimestralmente, através da editora Thieme, a "International Archives of Otorhinolaringology" com tiragem média de 2.000 cópias e distribuída gratuitamente a todos os membros beneméritos da FO  e a Instituiçõs médicas no Brasil e  no exterior, com o objetivo de atender as necessidades de informação, educação e auxílio, especialmente àqueles que se encontram afastados dos grandes Centros de Excelência instalados no país. Além de fornecer informações de ponta em termos do que há de mais inovador em Ciência e Tecnologia na área de otorrinolaringologia, permite ainda a troca de conhecimentos relativos à prática clínica diária, condutas médicas, revisão de temas específicos e discussão de casos raros, além de curiosidades e cultura.

São produzidos e editados periodicamente Livros, Vídeos e DVDs sobre temas relevantes para a Clínica de Otorrinolaringologia, produto de estudos e pesquisas de profissionais altamente capacitados e de reconhecimento internacional que fazem parte do corpo clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e que doam seus direitos autorais para que a Fundação Otorrinolaringologia consiga disseminar o conhecimento dentro da classe médica.

 

 

  •  Ensino

Ao longo destes 20 anos de sua existência, a Fundação Otorrinolaringologia vem trabalhando como fonte inesgotável de elementos técnicos, de porte compatível com as exigências de crescimento da ciência e da tecnologia para a formação de novas gerações de especialistas através de seus Cursos Teóricos e Práticos, Congressos e Simpósios.

Atualmente a Fundação mantém 07 Bolsas de Estudo na área de pesquisa, contribuindo com o estudante e incentivando a dedicação integral a sua especialização.

 

 

  • Pesquisa

A Fundação Otorrinolaringologia apóia linhas de pesquisas através da manutenção do Laboratório de Investigação Médica; investimentos diretos na infra-estrutura de pesquisas aplicadas no laboratório de documentação fotográfica e de vídeo; aprimoramento e manutenção de biblioteca com assinaturas periódicas de revistas nacionais e estrangeiras, sistemas de levantamento bibliográficos e programas interativos além de grande acervo de livros e teses.

Em 2014 inauguramos o Centro de Pesquisa da FO, com o intuito de proporcionar ao pesquisador um local próprio para seu estudo e desenvolvimento de seus projetos.

 

 

 

 

Missão

Incentivar a pesquisa científica e os programas de estudo, prática e aperfeiçoamento profissional nas áreas de assistência otorrinolaringológica, fonoaudiológica, enfermagem, psicologia e terapia ocupacional, para capacitação de recursos humanos, promovendo ampla e continua prestação de serviços no atendimento a comunidade brasileira, com ações e campanhas preventivas e curativas em doenças dos ouvidos, nariz, boca e garganta.

Visão

A Fundação Otorrinolaringologia visa agrupar as melhores e mais atualizadas informações de medicina otorrinolaringológica e aplicar cursos para capacitação profissional desta área e de outras afins, visando sempre a segurança e autoconfiança do médico junto à comunidade.

 

Valores

A Fundação Otorrinolaringologia tem como valor principal, a transparencia com seus diversos públicos, além de responsabilidade social e educativa.