Realizado o 4º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nos Dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2018

Postado em 14/12/2018


Os Profs Geraldo Pereira Jotz e Joel Lavinsky realizaram o 4º CURSO DE DISSECÇÃO DO OSSO TEMPORAL DA UFRGS em parceria com a Fundação Otorrinolaringologia nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018. O Curso mais uma vez foi um sucesso com a participação dos residentes (R3) de todos os serviços do Rio Grande do Sul, completando os do Curso realizado em Julho, foram eles: Andreza Mariane de Azeredo, Bruna Machado Kobe, Francesco Prezzi, Juan José Pineda Garcia, Luciana Lima Martins Costa, Maiana Zanchetta Scherer, Marcelo Wierzynski de Oliveira, Marina Matuella, Olívia Egger de Souza, Thairine Reis de Oliveira residentes do RS e os participantes Mariana Renata Nunes do PR e Vanessa Schmitz Reis de SC.

Todos os residentes do Rio Grande do Sul realizaram o Curso gratuitamente em uma inovação, patrocinados pelas empresas participantes. As empresas  parceiras foram: Patrocinadores: Comunicare, Widex e Audibel; Parceiros: SIDI (Medicina por Imagem) e da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT – CCF).

 Mais uma vez contou com a participação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

 O Curso inovou mais uma vez com a presença do Dr. Diego Sgarabotto Ribeiro, médico radiologista que tomografou todas as peças (osso temporal). Os participantes, ao dissecarem as peças, podiam acompanhar as estruturas, ao mesmo tempo,  na tela do computador, com as reconstruções em 3D! Os alunos tiveram a oportunidade de ter breve contato com o simulador em 3D de Dissecção do Osso Temporal da Voxel-Man® com realidade virtual, produzido em cooperação com a Universidade de Hamburgo / Alemanha e adquirido este ano de 2018 pelo Departamento de Ciências Morfológicas da UFRGS.

O Laboratório de Dissecção (LIM-NOC) do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um dos mais avançados e equipados do país e do mundo com equipamentos de última geração.  

O Curso tem a mesma carga didática e sistemática do já tradicional Curso de Dissecção do Prof Ricardo Bento realizado desde 1984 em São Paulo já na sua 116ª edição e também já ministrado em 26 países.

Parabéns aos Professores Geraldo e Joel.