Xiv Encontro de Reabilitadores de Pacientes com Implante Coclear Teve Participantes do Brasil e Exterior

Aconteceu Dias 27 e 28 de Setembro o Xiv Encontro de Reabilitadores de Pacientes com Implante Coclear com Programação Extensa e Participantes de Todo o Brasil e do Exterior.

Postado em 07/10/2019


             Dois dias de muito aprendizado e troca de experiências entre fonoaudiólogas de todo o Brasil e professoras de Fonoaudiologia que trabalham com reabilitação de pacientes implantados. Assim foi o XIV Encontro de Reabilitadores de Pacientes com Implante Coclear, que aconteceu na sexta, dia 27, das 8h às 18h e no dia 28, das 8 às 13h.

                Organizado pelo Dr. Robinson Koji Tsuji, Fga Valéria Goffi-Gomez, Fga Cristina Hoshino e Fga. Claudia Colalto, o curso teve participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Amazonas, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Amazonas, Maranhão e até da Costa Rica, país que fica na costa caribenha. “O importante foi a troca de experiências e aprendizado de todos os participantes. Foi um curso rico, com muita participação das fonoaudiólogas presentes que dividiram dúvidas, aprendizado de cada uma no consultório, complementando as aulas que estavam sendo ministradas”, diz Profa. Valéria Goffi, uma das organizadoras do evento.

                Com aula de Introdução feita pela Dr. Robinson Koji Tsuji, as participantes tiveram aulas divididas por módulos. O primeiro deles foi Desenvolvimento Auditivo e de Linguagem, com os seguintes temas: Desenvolvimento auditivo – Habilidades auditivas no desenvolvimento típico na criança com surdez, com Claudia Colalto; Materiais de Reabilitação disponibilizados para Cochlear, com Mariana Guedes; Desvios no desenvolvimento da linguagem na criança com privação auditiva em famílias estimuladores e em famílias pouco comunicativas – Parte 1, com Claudia Colalto; Desenvolvimento da linguagem oral na criança com estimulação precoce e Desenvolvimento da linguagem na criança inserida precocemente na LIBRAS, ambas com Carina Cruz.

                O segundo módulo abordou a Cognição. As palestras foram: A importância do brincar na construção da cognição e da linguagem, com Suely Olivan Limongi, Exercício de construção de brincadeiras para desenvolvimento de cognição com as alunas participantes do curso e Teoria da Mente aplicada na Educação de Surdos, com Beatriz Novaes.

 

                Sábado intenso

                No dia seguinte, os temas foram: Red Flags – Quando as metas terapêuticas não são alcançadas. Como identificar e pensar em encaminhar para LIBRAS e Desvios no desenvolvimento da linguagem na criança com privação auditiva em famílias estimuladoras e em famílias pouco comunicativas – Parte 2, ambas com Claudia Colalto; Materiais de Reabilitação disponibilizados pela Med-el, com Thamirez do Val; Avaliação e planejamento terapêutico e Construção de estratégias para alcançar os objetivos terapêuticos, ambas com Daniela Marques e, para finalizar, foi realizado um Quizz sobre as questões propostas durante o curso através de aprendizado e experiência individual.

                “Foi um curso bastante ativo, com participação de todas. Temas bem desenvolvidos e interação de todo o grupo de participantes”, disse Claudia Colalto.

                Para Kamile Santana, fonoaudióloga de São José do Rio Preto, o curso foi bastante produtivo. “Gostei muito. Estou trabalhando com reabilitação agora. O importante é que mostrou a realidade, não só os casos positivos. Eu não conhecia esse curso. Vou me programar para vir todos os anos”, disse ela.

                Já Liz Felzemburg, fonoaudióloga do Hospital Irmã Dulce, gostou do Encontro e fez um pedido para o próximo: “Quero conhecer mais sobre as estratégias sobre o implante coclear, terapias para ajudar na fala e abordar o ensino de surdos oralizados”, comentou.

                Larissa Ramalho e Layna Siqueira, ambas de Aracaju, gostaram do curso. “Queremos um curso específico sobre reabilitação auditiva voltada aos pacientes de implante coclear. Vamos ficar atentas para participar dele!”, disseram.

                A participante internacional, fonoaudióloga Raquel Castillo, do Hospital de Niños, de São José, Costa Rica, ficou extremamente feliz em participar do curso. “Muito prático, profissional e atualizado. Com relatos verídicos, a prática foi aliada à teoria. Aprendi muitas ações do Brasil que podem ser realizadas no nosso hospital. E as expositoras, que maravilha! Com excelentes currículos, todas humildes e voltadas ao bem dos pacientes! Gratidão em participar do curso!”, finalizou ela.

                Participaram do XIV Encontro de Reabilitadores de Pacientes com Implante Coclear Ana Júlia Lenz, Ana Maria Mendes Oliveira, Angélica Vieira Adduci, Bárbara Juliana Crispim Correa, Beatriz de Andrade Cypriano, Bruna Francielli Serrano da Silva, Cristiane Monteiro Pedruzzi, Edineia Cerdeira da Silva Barreto, Eliane Carvalho da Costa, Fernanda Prates Cordeiro, Jane Marçola, Kamile Longo Pereira Santana, Larissa Azevedo Ramalho Machado, Layna Santos Siqueira, Leticia Rocha dos Santos, Liz Felzemburg Castello Branco Cardoso, Luana Zimpeck de Rezende, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Maria Stella Credidio, Mariana dos Santos Pedrett, Marianni Christina Moreira Costa, Natalia Martinez Fernandes, Nubia Garcia Vianna, Priscila Cíntia Silva Navarro Teixeira, Rachel Camerino Silva Alves, Rafaella Zamberlan, Raquel Valeria Castillo Martínez, Regina Celia Antoniolli, Renata Christina de Oliveira Galli D'Avila, Rilana Joquebede de Souza e Nascimento Araujo, Rose Gleide de Lima Lessa, Sandra Costa Moreira, Suelene Maria do Rêgo Barros Dantas e Tânia Pereira.