Postado em 16/09/2022
Conheça a nova rotina médica no mundo pós pandemia, quais são os comportamentos dos pacientes e as melhores formas para se adaptar ao seu dia a dia.
A pandemia de Covid-19 alterou totalmente a rotina médica, e isso é um fato. Com os casos reduzindo aos poucos, é possível refletir sobre o cenário da medicina pós pandemia, entendendo melhor o comportamento dos pacientes e aprimorando sua rotina médica.
Por isso, neste conteúdo você irá encontrar dicas valiosas para aplicar no dia a dia do seu consultório, encontrando novas práticas e reinventando sua forma de trabalhar. Confira!
Você já se perguntou como seus pacientes chegam até seu consultório? Eles podem chegar por indicação, o famoso boca a boca. Porém, no “mundo pós-pandemia” tudo está mais digital e, neste caso, você e sua clínica precisam estar inseridos no mundo digital.
Ou seja, estar ao alcance de novos pacientes, sendo encontrado por eles e construir uma reputação digital com seu nome ou o nome da sua clínica, por exemplo, precisa fazer parte da sua nova rotina médica.
Sabemos que o marketing médico exige cuidados especiais, visto que o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras para manter a confiabilidade dos profissionais.
Sendo assim, para início da sua nova rotina médica é imprescindível conhecer as principais normas da CFM. Entre as várias orientações, uma das mais importantes é não vincular seu nome em matérias onde não há cunho ou rigor científico.
Entendidas as normas, agora seu objetivo no meio digital é atrair e fidelizar seus futuros pacientes. Para isso é necessário não somente ter um site ou rede social, como também mantê-los ativos com conteúdos de valor, de forma que atraiam novos pacientes.
Sendo assim, dentro da sua rotina médica é preciso incluir a produção de conteúdo de valor, com foco em ajudar os pacientes a se manterem informados. Podem ser dicas, cuidados, alertas de sintomas, por exemplo, entre outros conteúdos que ajudem os seus clientes. Vale lembrar a importância de informar fontes e se basear em artigos científicos para disseminar novas informações.
A primeira vista pode parecer trabalhoso, mas você pode adaptar a produção desse conteúdo em stories diários sobre um determinado tema. Outra alternativa é contratar agências de marketing para realizar esse tipo de trabalho, com mais estratégia e maior assertividade.
Desta forma, apostando em estratégias completas de marketing digital, por exemplo, é possível explorar as redes sociais como um todo, abrangendo e-mails marketing, WhatsApp, campanhas para o Google e muito mais! Todas estas ferramentas contribuem para a atração de novos pacientes e, ao mesmo tempo,fidelizar aqueles que já foram, promovendo assim a visibilidade do seu consultório e melhorando o relacionamento após a consulta.
Desse modo, ao criar uma presença online você e sua clínica ganham credibilidade, aumentando também a visibilidade do seu site ou das suas redes sociais, e consequentemente, geram uma receita maior.
Quando falamos em relacionamento, abordamos também o modo de atendimento em consulta. Por isso, dentro da sua rotina médica, opte sempre pelo atendimento humanizado, ouvindo com atenção e com empatia o que cada um de seus pacientes está trazendo até você.
Esse tipo de relacionamento entre “médico x paciente” costuma trazer mais resultados. Isso porque você se conecta com a dor do seu cliente e pode chegar em diagnósticos mais específicos.
Logo, o fator atendimento é fundamental para fidelizar o paciente, fazendo-o retornar, além de gerar indicações a outras pessoas. Desta forma, invista sempre no bom e velho diálogo: isso ajuda o paciente a entender a importância do tratamento e, consequentemente, aumentar as chances de eficiência do tratamento.
Além de estar presente digitalmente e ter atendimento humanizado, outra necessidade é ter uma rotina de gestão atualizada dentro da clínica. Desta forma será possível ter mais rapidez e agilidade em questões burocráticas, garantir ainda mais a satisfação dos pacientes utilizando, por exemplo, prontuário médico eletrônico ou uma agenda médica para marcações de consulta online.
Esse tipo de ferramenta funciona no estilo “ganha-ganha”: os colaboradores da clínica terão as informações em um só lugar e podem acessar de modo remoto, sem precisar lidar com pastas e papéis em armários e gavetas e, ao mesmo tempo, o paciente tem maior comodidade para agendar suas consultas.
Ou seja, todas as informações sobre o paciente estão reunidas em plataformas online, facilitando assim a comunicação, sendo possível ainda cruzar dados e informações.
De modo geral, alguns médicos ainda têm dúvidas ou receios em iniciar o atendimento online em sua rotina médica, pelo simples motivo de não saberem por onde começar.
Escolher a plataforma que será usada, levando em conta serviços que garantem maior confiabilidade e organizar os pacientes ativos dentro da plataforma são os pontos de partida para o início da telemedicina.
Nesse sentido, veja os pacientes online como se eles estivessem em um atendimento presencial. Inclua-os em sua agenda respeitando seu tempo máximo de consulta.
Para iniciar os serviços com telemedicina, a legislação brasileira estabelece uma série de práticas, visto que é essencial garantir a segurança dos dados sensíveis dos pacientes - como as informações pessoais, laudos, exames e demais detalhes clínicos. Use uma plataforma eletrônica própria para esse fim, para garantir a segurança das informações e evitar complicações futuras.
Por isso, é terminantemente proibido fazer uma teleconsulta via zoom, whatsapp ou google meet, por exemplo, afinal ela não é uma chamada de vídeo tradicional. Há trocas de informações pessoais e confidenciais. Sendo assim necessário uma plataforma adequada e dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Algumas ferramentas permitem ainda outros recursos, como teleinterconsulta. Ou seja, caso o profissional queira uma segunda opinião pode entrar em contato por videochamada com o médico de outra ou da mesma especialidade.
Entre os benefícios de utilizar a telemedicina como um canal de atendimento, está poder atender pacientes de qualquer lugar do Brasil (sem limitação geográfica), aumentar a agilidade de atendimento, além de garantir a agenda de atendimentos cheia.
Ao longo do conteúdo, você passou por pontos importantíssimos para adaptar a sua rotina médica à nova realidade do consumidor: passando pela atração de clientes, fidelização, atendimento e formas de “abrir o leque” de atendimento.
Você já utiliza alguma dessas estratégias? Elas já têm trazido resultados? Se sim, vale revisar e validar resultados, a fim de entender quais são os pontos de melhoria que podem ainda ser implementados.
Ao mesmo tempo, se você ainda não deu o primeiro passo, a nossa dica é: inicie agora! Aplicando as dicas que trouxemos aqui, muito provavelmente você conseguirá colher num futuro breve os primeiros frutos. Após iniciar, lembre-se de revisitar as estratégias de tempos em tempos para melhorá-las, buscar novas soluções para alcançar resultados ainda maiores.
Continue acompanhando nossos conteúdos e se adeque ao novo perfil do consumidor!
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