Agenda de Atualização Profissional

Conheça os 4 Passos Essenciais para a Organização.

Postado em 16/09/2022


 

Você tem a impressão que falta tempo no final do dia, a agenda está corrida e com isso, fica difícil realizar cursos de atualização profissional? Isso pode estar acontecendo por diversos motivos, mas o mais provável é que sua agenda esteja totalmente desorganizada, ou então mal otimizada.

Organizar a agenda do consultório é uma tarefa essencial para garantir bons atendimentos para seus pacientes, manter a saúde financeira da clínica, além de  garantir a possibilidade de seguir sua atualização profissional. 

E, apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível montar uma agenda de trabalho de forma que você, como médico, consiga atender um bom volume de pacientes com qualidade e ainda ter tempo para realizar as outras atividades que, enquanto profissional, são super importantes.

Quer saber como? Continue a leitura e confira nossas dicas!

 

Como organizar a agenda 

1 - Determine a média de tempo dos atendimentos: 

O primeiro passo para organizar sua agenda é garantir um tempo médio para cada tipo de atendimento. Calcule a média de tempo consulta, mantendo sempre a qualidade e o atendimento humanizado.

Fazendo isso, também é possível garantir tempos de pausas entre um paciente e outro. Garantir essas pausas entre pacientes também reduz os atrasos nas consultas, visto que há uma janela de tempo, caso um atendimento seja mais demorado do que o previsto. 

 

2 - Organize os tipos de consultas 

Os pacientes de primeira consulta, normalmente levam mais tempo do que os atendimentos de retorno. Por isso, ao montar sua agenda leve esse ponto em consideração. 

Uma possibilidade é intercalar as primeiras consultas entre um atendimento de retorno. Assim, não haverá vários atendimentos longos em sequência.

 

3 - Confirme sua agenda

Ao organizar sua agenda profissional, tenha o hábito de confirmar as consultas ao menos com um dia de antecedência. Assim você evita lacunas e abre espaço para pacientes que de fato vão comparecer. 

Esse trabalho pode ser feito pela recepcionista ou por meio de sistemas de lembretes de consultas, enviados automaticamente aos pacientes mensagens via SMS e WhatsApp, ou até mesmo por integração com o Google Agenda. 

Dessa forma, sabendo com antecedência quais pacientes vão ou não comparecer, há possibilidade de encaixes, além de auxiliar na fluidez do seu dia de trabalho. 

4 - Organize seus horários pessoais com a vida profissional

Ao montar sua agenda profissional leve em consideração o tempo que você precisa para exercer as atividades do dia a dia, como também o tempo de deslocamento até chegar ao consultório.

Outro fator importante, caso você trabalhe em vários consultórios ou hospitais no mesmo dia, é incluir pausas entre um expediente para o outro, como também a preparação dos seus materiais em cada ambiente.

A partir disso, você consegue começar a visualizar com mais clareza sua rotina de trabalho e identificar, por exemplo, períodos com menor volume de atendimentos, que podem ser utilizados para atualização profissional.

 

Agenda organizada: atraia mais pacientes!

Manter sua agenda organizada e evitar atrasos também contribui para adquirir e manter seus pacientes. Prova disso, é uma pesquisa da Salesforce que apontou que cerca de 80% dos consumidores levam em conta a experiência oferecida como o maior diferencial, sendo quase tão importante quanto o serviço. 

Ou seja, mesmo com um atendimento humanizado durante a consulta, caso o paciente fique muito tempo na sala de espera, a experiência dele com sua clínica ainda será ruim. Uma agenda sem atrasos também passa mais credibilidade e confiança para seu paciente, aumentando assim as chances de fidelizá-lo.

Use a tecnologia a seu favor

Para realizar a organização de agenda que mencionamos no tópico acima, você pode contar com ferramentas como o Google Agenda, ou o mais recomendável é o uso de softwares específicos para a área médica. Eles podem ser integrados com o Google Agenda para que assim tanto o paciente quanto o médico consiga visualizar todos seus compromissos.

Esses softwares de gestão garantem acesso de toda equipe a informações essenciais tais como: 

  • Prontuário eletrônico do paciente;
  • Controle financeiro;
  • Armazenamento de dados na nuvem;
  • Redução de custos da clínica;
  • Agilidade nos processos médicos;
  • Gestão de estoque.

Esse simples ajuste de rotina já evita que aconteçam imprevistos como o agendamento de uma consulta em um período que você inicialmente tinha destinado para uma viagem de estudos, por exemplo. 

Benefícios de manter uma agenda profissional 

Ao criar o hábito de manter uma agenda organizada para a sua clínica é possível ganhar mais tempo, e claro, ser mais produtivo. Mas existem ainda outros benefícios, como:

  • Evitar o agendamento de consultas muito longas consecutivas; 
  • Melhorar a satisfação dos pacientes;
  • Evitar atrasos nas consultas e aglomeração na sala de espera;
  • Aumentar a qualidade dos atendimentos;
  • Ajudar a organizar a circulação de pacientes;
  • Ter maior flexibilidade para resolução de problemas;
  • Possibilitar maior faturamento mensal para sua clínica;
  • Tornar o atendimento aos pacientes mais eficaz;
  • Ter uma visão macro dos agendamentos no mês;
  • E por último, mas não menos importante, ter tempo disponível para fazer especializações e treinamentos focados na sua atualização profissional

Agenda organizada, e agora, como buscar a atualização profissional?

Agora que você já viu na prática como organizar a sua agenda e já sabe como ter tempo para realizar suas atualizações profissionais, é hora de dar o próximo passo: conhecer as possibilidades de atualização e se preparar para os estudos! 

A FORL - Fundação Otorrinolaringologia, foi instituída em agosto de 1995 com a finalidade de incentivar a pesquisa científica, programas de estudo, prática e aperfeiçoamento profissional nas áreas de assistência otorrinolaringológica, fonoaudiológica, enfermagem, psicologia e terapia ocupacional. 

Nosso objetivo é capacitar e também aperfeiçoar os profissionais atuantes nestas áreas, promovendo capacitação para campanhas preventivas e curativas em doenças de ouvido, nariz, boca e garganta.

Em nosso site, você encontra diversos cursos - presenciais e online - para se manter atualizado com as principais técnicas da área médica. É só acessar nossa programação, escolher o assunto do seu interesse e iniciar hoje mesmo  a organização da sua agenda para iniciar os estudos!

Esperamos poder contribuir para o seu dia a dia e também para a sua melhor capacitação! Continue nos acompanhando e veja mais dicas!