Como Atrair Pacientes para o Consultório: 5 Dicas Práticas!

Saiba Como Atrair Pacientes para o Consultório, Aumente o Volume de Pacientes Diários e, Consequentemente, Sua Margem de Lucro.

Postado em 16/09/2022


Ao longo da sua carreira você já deve ter visto várias formas de como atrair pacientes para o consultório, nas quais algumas deram certo por algum tempo e depois não surgem mais resultados, não é mesmo?

Isso é natural pois tanto o comportamento do paciente muda como também é influenciado por novas tecnologias. 

A verdade é que não existe uma “receita de bolo”, mas há caminhos a serem seguidos que trarão mais resultados do que outros. Por isso, continue lendo esse artigo e conheça 5 dicas práticas de como atrair pacientes para o consultório.

 

Conheça as necessidades de seus pacientes

Antes de saber como atrair pacientes para o consultório, é preciso conhecer as necessidades e as dores de seus pacientes. Pois conhecendo o que seus pacientes precisam, você tem uma linha guia, que ajudará na criação das ações de marketing (tanto online quanto offline) futuras. 

Nesta etapa é importante que você descubra os "porquês" das dores. Por exemplo: paciente relatou que tem dor nas costas. Ok, mas, por quê? Porque trabalha curvado, falta ergonomia no trabalho.

Você pode tentar até 8 porquês, até chegar na origem do problema. E nesse exemplo acima, você consegue perceber que o problema primário não é a dor nas costas e sim a falta de ergonomia no trabalho? 

É claro que a dor tratada será nas costas, porém, você pode ajudar o seu paciente muito além do que o “básico”. Isso faz com que você e a sua clínica construam diferenciais, destacando-se dos demais profissionais. 

Além disso, é importante que você saiba o que os seus pacientes procuram: preço?  Atendimento personalizado? Disponibilidade maior de horários? Consultas mais ágeis? Consultas mais longas? Essas perguntas podem servir de norte para criar ações específicas, a fim de manter a sua agenda cheia todos os dias!

E para saber esses pontos específicos, nossa sugestão é que você faça um pequeno questionário e peça para sua recepcionista aplicar enquanto os pacientes estão aguardando o atendimento.

Evite um longo questionário onde o paciente tenha que escrever.  Elabore perguntas fechadas como o exemplo: 

 

Ao procurar um consultório você busca:

(  ) Atendimento personalizado

(  ) Preço
(  ) Disponibilidade de horário

(  ) Consultas por telemedicina

(  ) Consultas mais longas
(  ) Outras: 

 

Aplique o questionário por no mínimo 15 dias corridos e veja quais respostas tiveram mais votos. Desta forma, se muitos pacientes escolheram priorizar o preço a um atendimento personalizado, uma boa estratégia é criar um dia promocional para garantir agenda cheia. 

Caso as respostas sejam a disponibilidade de horários, tente aumentar seu horário de atendimento e informe isso aos seus pacientes. Deixe aberta a possibilidade de que todos os atendimentos possam ser feitos através da telemedicina.

Se as respostas forem mais do que uma, por exemplo, você pode ajustar a sua rotina e personalizar ainda mais o seu atendimento. Lembre-se: são os pacientes que você já atende que estão dizendo a você o que eles buscam em um atendimento médico. Se a sua clínica não se adequar ao que ele quer/busca/precisa, ele pode encontrar isso na concorrência. 

Por isso, esse tópico de entender a necessidade do paciente é muito importante e, sem dúvida, ele pode ser um divisor de águas para a sua clínica!

 

5 dicas práticas de como atrair pacientes para o consultório

Agora, vamos de fato para as dicas de como atrair novos pacientes para seu consultório!

 

1 - Potencialize o boca a boca

A primeira e mais antiga é a indicação boca a boca! Mas ela tem um incremento muito atual: contar com o auxílio da tecnologia. 

Afinal, quantas vezes você já recebeu um paciente que foi indicado por outro? Creio que algumas boas vezes. E porque não potencializar esse tipo de indicação, mas agora usando a tecnologia?!

Para utilizar esta prática, oriente sua recepcionista a enviar um e-mail ou uma mensagem no Whatsapp personalizada dez dias depois da visita de seu paciente. Na elaboração do conteúdo, use uma linguagem coloquial e simpática, como por exemplo:

 

“Olá, @Nome_do_Paciente!

 

@Nome_do_Paciente, estamos felizes por termos lhe auxiliado em sua dor/necessidade (citar aqui o quadro do paciente quando chegou). 

 

Nossa clínica está habilitada a resolver todos os tipos de necessidades na área de (sua área de atuação). A nossa missão é focada na personalização do nosso atendimento de acordo com outras queixas que possam surgir nessa mesma linha, atuando sempre no bem-estar dos nossos pacientes!

Até a próxima consulta, @Nome_do_Paciente.

 

Um abraço, 

@Seu_nome”

 

Essa estratégia é eficaz pois o paciente sente-se acolhido pela recordação do seu atendimento, isso poderá aumentar o nível de indicação dentro do seu meio social.

Lembre-se sempre: quantas clínicas médicas têm esse cuidado com o paciente? Seu nome vira assunto de conversa, gerando assim indicações! 

Essa é uma estratégia muito simples de ser aplicada no dia a dia, que demanda poucos minutos da sua recepcionista e pode trazer um resultado incrível para a sua clínica!

 

2- Configure o Google Meu Negócio

Para potencializar o marketing de boca a boca digital é essencial que seu consultório esteja configurado no Google Meu Negócio. Afinal, 96% dos brasileiros fazem busca no Google antes de ligar ou visitar uma empresa, buscando por avaliações online de como foi o atendimento.

Assim, preencha a ferramenta com os dados da sua clínica, horário de atendimento, site e endereço (que é ligado diretamente ao Maps), para facilitar ao usuário saber como chegar na sua clínica. 

Dê atenção para responder os comentários que possam surgir, sejam eles de elogios, dúvidas ou reclamações. Afinal uma maior interação aumenta a reputação da sua clínica.

Adicione também fotos do lado externo e interno da clínica. Isso pode aumentar em até 42% as solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site.

Com as informações que o próprio Google te dá, de forma gratuita, é possível traçar ainda mais o perfil do seu paciente, como: 

  • de onde são futuros clientes que pesquisaram pela sua clínica
  • saber quantas pessoas entraram em contato usando o telefone que aparece nas pesquisas

Desta forma, as empresas que se inscrevem e confirmam suas informações no Google Meu Negócio tendem a aparecer mais facilmente na primeira página do buscador de modo gratuito. Sendo assim, há duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários! 

3- Parcerias com empresas

Outra boa forma de como atrair pacientes para o consultório é por meio das empresas locais. Por isso, faça uma pesquisa rápida das empresas que estão próximas a sua clínica.

Divulgue junto com o RH da empresa sua clínica e se mostre disponível para atender os funcionários. Caso a empresa tenha um plano de saúde para seus colaboradores, por exemplo,valide se  você cobre/participa deste plano e apresente isso como um diferencial. 

Pensando nisso, se programe e faça uma agenda especial, para atender também no horário do almoço. Assim os colaboradores podem usar seu tempo disponível para realizar a consulta e depois voltar ao trabalho sem prejudicar a jornada dele. 

Além das consultas, você pode oferecer apresentações ou workshops sobre um tema da área da saúde, e assim os colaboradores conseguem conhecer seu atendimento fora do consultório. Entretanto, todas as medidas de como atrair pacientes para o consultório, precisam estar de acordo com as regras do CFM em relação ao marketing médico

 

4- Valorize o paciente 

A satisfação do paciente é fundamental para atrair pacientes para o consultório, por este motivo, faça disso um diferencial. Desta forma, quando o seu paciente estiver na sua frente, dê atenção total a ele. 

Mostre um atendimento realmente personalizado e humanizado, visto que seu paciente precisa ser ouvido com atenção sobre suas queixas. 

Garanta a satisfação do cliente em todas as etapas do serviço: antes, durante e após o tratamento. Para isso, cuide de toda a atmosfera da clínica - isso inclui até mesmo uma recepcionista simpática, por exemplo.

Desta forma será mais fácil garantir a satisfação do paciente e aumentará as chances dele recomendar sua clínica para seus conhecidos.

 

5- Ofereça múltiplas maneiras de realizar o pagamento

A flexibilização das formas de pagamento também é uma forma de como atrair pacientes. Afinal, dependendo do seu público, nem todos os seus pacientes poderão pagar o valor da consulta particular de uma só vez. 

 

Por isso, é importante contar com a flexibilização na hora do pagamento:

  • Aceite dinheiro e cartão débito/crédito, dê margem também para outras condições de pagamento (parcelamentos maiores)

  • Aceite boleto. Ele pode ser emitido antes da consulta, garantindo que o pagamento seja compensado até o dia agendado pelo paciente;

  • Aceite PIX;

  • Opções como PicPay e Mercado Pago, por exemplo, são novas alternativas de pagamento. Isso faz com que você pareça estar sempre atualizado com novas novidades e tecnologias do mercado.


Agora, você já conhece 5 dicas de como atrair pacientes para o seu consultório. Coloque em prática cada uma dessas dicas e fique atento aos resultados. Você verá que é imprescindível manter-se atualizado e sempre estar em busca de novidades para o seu consultório.

 

Continue acompanhando nossos materiais, sem dúvida, você terá muitas ideias e possibilidades!