Como Implementar Telemedicina na Sua Clínica de Otorrinolaringologia

Conheça o Passo a Passo de Como Implementar Telemedicina e o Atendimento Remoto em Sua Clínica de Otorrinolaringologia.

Postado em 17/10/2022


A telemedicina deu seus primeiros passos no Brasil em 2002, com a Resolução 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM). E foi uma grande aliada da comunidade médica durante o período mais crítico da pandemia. 

Agora, segue como uma opção diferente para a prestação de serviços médicos, atendendo também a novas necessidades e preferências dos pacientes.

Com a  tecnologia fazendo cada vez mais parte da rotina médica, é natural a necessidade de adaptação de alguns processos. E o atendimento remoto é um deles. 

Implementar telemedicina nas clínicas médicas pode trazer diversos benefícios, que vão desde a possibilidade de atender um volume maior de pacientes até a melhoria na disponibilidade de espaço físico na clínica por não precisar armazenar exames, laudos e receitas de forma física. 

Continue a leitura e entenda na prática como implementar a telemedicina na sua clínica de otorrinolaringologia. 

Quais são as vantagens da telemedicina para sua clínica? 

  • Possibilidade de aumentar seu raio de atuação, atendendo pacientes de outras localidades;

  • Economia de espaço interno para armazenamento de informações sobre os pacientes;

  • Modernização dos processos;

  • Garantia de segurança no armazenamento dos dados;

  • A clínica estará alinhada com as mudanças no comportamento do consumidor, que buscam cada vez mais praticidade e economia, inclusive para cuidar da saúde.

Como implementar telemedicina na prática?

O processo de implementação não é complexo, mas exige algumas etapas e cuidados para que a telemedicina possa ser exercida de forma a respeitar as diretrizes do CFM. 

Entre as principais recomendações que devem ser observadas, está o art. 2 da Resolução 1.643/2002, citada anteriormente. O artigo diz o seguinte: 

“Os  serviços  prestados  através  da  Telemedicina  deverão  ter  a  infra-estrutura tecnológica  apropriada,  pertinentes  e  obedecer  às normas  técnicas  do  CFM  pertinentes  à guarda,  manuseio, transmissão  de  dados,  confidencialidade,  privacidade  e  garantia  do  sigilo profissional.”

 

Confira os três principais pilares para oferecer telemedicina na clínica. 

Infraestrutura
 

Para atender o disposto nas normativas, fica claro que a teleconsulta não é uma simples vídeo chamada, via WhatsApp ou Google Meet. É necessário contar com uma plataforma que ofereça essa funcionalidade. 

Também é indispensável que a plataforma utilizada garanta a segurança das informações de todas as partes envolvidas. Informações pessoais do paciente, avaliação de exames, receitas médicas e demais dados precisam estar armazenados de forma segura. 

 

Verificação de integração entre equipamentos e softwares

Neste ponto, que envolve questões mais técnicas, é necessário realizar uma verificação, para garantir que o sistema adotado para a realização das teleconsultas tenha integração com o prontuário eletrônico e demais softwares utilizados na clínica. 

Assim, todas as informações são armazenadas corretamente, e podem ser acessadas de forma fácil. 

 

Treinamento da equipe 

Esse ponto é super importante para o sucesso da estratégia de teleconsultas. A equipe que atuará no contato com o paciente precisa ser treinada para que realize o processo de forma correta. 

Afinal, o formato de atendimento é diferente, o que traz algumas especificidades.
 

Pronto, agora é hora de divulgar seu serviço de telemedicina

Com os três passos acima finalizados, é o momento de deixar que os pacientes saibam da nova possibilidade de atendimento. Para isso, utilize as ferramentas de marketing médico que trouxemos em nosso e-book gratuito e inicie a divulgação de seu novo serviço!

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