Vale a Pena Atender por Planos de Saúde? Veja Prós e Contras

Conheça os Prós e Contras de Atender por Planos de Saúde e Entenda Se Essa É Uma Boa Opção para Seu Consultório Ou Clínica.

Postado em 26/12/2022


 

Falar do atendimento por planos de saúde e convênios pode ser um assunto polêmico. Há médicos que amam esse tipo de atendimento, e outros relatam as má experiências que já tiveram. 

Então, se você está na dúvida se vale a pena atender por planos de saúde, continue a leitura. Neste conteúdo, listamos as vantagens e desvantagens desse tipo de atendimento, para te ajudar nessa decisão. 

 

Quais são as vantagens de atender por planos de saúde

Maior número de pacientes/atendimentos 

A pesquisa nacional de saúde, divulgada pelo IBGE em 2020, mostra que cerca de 28,5% da população brasileira têm algum tipo de plano de saúde. O número ainda é pequeno, mas nem por isso deixa de representar uma fatia importante do mercado. 

Isso significa que, quando você atende por planos de saúde, tem a possibilidade de um incremento no número dos pacientes, que buscam médicos conveniados a seus planos. 

Com isso, aumenta o número de novos pacientes e de atendimento e, consequentemente, o rendimento financeiro da clínica. 

Outro ponto relevante é que, com um maior número de pacientes chegando até o consultório, diminuem os dias com um volume muito pequeno de atendimentos e os gastos para manter a clínica funcionando quase sem clientes. 

Maior visibilidade

Com a ascensão da criação de conteúdo online, existem muitas formas de aumentar  a visibilidade da sua clínica. Instagram, Facebook, TikTok, seu próprio site e muitas outras ferramentas podem ser utilizadas. 

Mas ser médico conveniado a um plano de saúde também pode ajudar com isso. Afinal, quando o paciente buscar por médicos da região que aceitem seu convênio, pode ter encontrar. 

 

E quais as desvantagens? 

Burocracia 

Esse sem dúvidas é um dos principais impeditivos para atender por plano de saúde. Isso porque o credenciamento exige uma longa lista de documentos, tanto do médico como do consultório/clínica. 

Além disso, após a realização dos atendimento também é preciso preencher diversas documentações para receber o valor correspondente aos atendimentos. Isso acaba exigindo a dedicação de um período de tempo mais longo que num atendimento particular, por exemplo. 

Remuneração

Entre os profissionais que atendem por plano de saúde, essa é uma das principais reclamações. Isso porque algumas administradoras pagam um valor muito baixo por consultas e exames. 

Então, quando avaliar a possibilidade de se credenciar a um plano, leve esse ponto em consideração e veja como o valor por consulta se encaixa no seu planejamento financeiro.

Afinal, vale a pena atender por planos de saúde ou não? 

Depende muito! Para tomar a melhor decisão, você precisa avaliar alguns pontos, como:

O seu momento de carreira. Está iniciando um consultório e precisa atrair mais pacientes? Ou possui anos de mercado e uma agenda cheia de pacientes particulares? 

O valor pago por consulta/exame está de acordo com o seu planejamento financeiro? Ou pode impactar negativamente o fluxo de caixa, mesmo com o aumento de pacientes? 

Você tem equipe para atender um volume maior de pacientes? Ou a entrada para o plano de saúde vai sobrecarregar sua agenda e equipe?

O convênio que você está avaliando exige exclusividade, ou você pode atender outros convênios também? Existe um número mínimo de atendimento mensais? Em caso positivo você tem agenda disponível para realizar esses atendimentos?

Respondendo essas perguntas você terá um direcionamento para entender se, no seu caso, vale a pena atender por plano de saúde ou não. 

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso a mais conteúdos relacionados à gestão e carreira.