Postado em 23/02/2023
Muitos profissionais, e isso não é exclusividade de alguns médicos, pensam que depois da formatura, podem trabalhar o resto da vida, pois já tem o conhecimento adquirido na faculdade e isso basta. Mas este pensamento precisa ser corrigido.
Sabe-se que conquistar o diploma de médico é apenas o início da carreira, porque mesmo tendo passado anos em sala de aula, laboratórios, no estágio ou residência, não é sinônimo de que você já adquiriu conhecimento suficiente. Pensar assim pode ser prejudicial para sua carreira.
O mundo está em constante mutação e as questões da área de saúde acompanham esta evolução. Pesquisas são feitas a todo momento descobrindo novas doenças e tratamentos para curar e salvar vidas. Como você vai ficar à margem de tudo isso? Em um mundo onde a concorrência aumenta sempre mais, se manter desatualizado é estar fadado ao fracasso.
Mas para quem já tem uma rotina de trabalho, como se organizar para continuar estudando, se atualizando e fazendo cursos de especialização? Nós vamos falar sobre isso.
Normalmente após a colação de grau, a maioria dos médicos pensa em começar a trabalhar como clínico geral, para ganhar experiência, se estabilizar financeiramente e depois pensar em fazer uma especialização. Mas cada profissional sabe da sua realidade financeira e dentro do seu tempo, organiza sua rotina para o quanto antes buscar uma qualificação dentro da área que pretende atuar.
Com todo o aparato tecnológico que existe hoje, não há mais necessidade de sacrificar o almoço, o descanso ou um passeio com a família em detrimento da profissão. É possível exercer suas atividades com excelência, dentro dos horários regulares e ainda assim ter qualidade de vida. Ainda nesta lista de atividades, cabe um momento para fazer um curso de especialização, é apenas saber organizar sua agenda.
O primeiro passo para tornar sua vida mais ágil e prática, sem desperdício de tempo, é usar algumas ferramentas e mudar seus hábitos:
👉Utilize softwares específicos para a sua função;
👉Dispense as atividades de controle manual que atrasam e não oferecem segurança nos resultados;
👉Organize e otimize sua rotina. Quem não tem uma rotina organizada vai ficar sempre correndo contra o tempo;
👉Os profissionais que trabalham na sua equipe também precisam estar dentro desta organização, para não ficar ociosos por um período e sobrecarregados em outro. Com uma agenda organizada e cada um dentro de uma orientação a ser seguida, evoluem e oferecem maior produtividade.
👉Use a tecnologia a seu favor.
Com uma rotina organizada no trabalho, você pode avançar e aplicar este mesmo cronograma para sua vida pessoal.
Hoje, pensar na secretária de uma clínica que anota o nome do paciente, bem como seus dados em uma ficha e leva para o médico, é olhar para o passado. Investir na automatização da rotina de trabalho, desde o registro e controle dos pacientes, a emissão da receita, até a gestão financeira da clínica, reduz o tempo de trabalho e aumenta a precisão e assertividade dos resultados.
Para isso existem programas específicos que envolvem todos os setores da clínica fazendo a gestão de forma ampla, envolvendo todas as áreas, começando pelo paciente, até as finanças e de Recursos Humanos.
Como forma de melhorar a rotina da gestão da clínica, é importante se basear em dois princípios fundamentais:
👉Faça a definição dos processos - Especifique o que você espera de cada funcionário, sem precisar perder tempo a todo momento, corrigindo erros de procedimentos e relembrando quais os resultados que você espera da equipe;
👉Reúna a equipe periodicamente - Tenha agendado dias e horários específicos em que devem acontecer as reuniões de alinhamento. Desta forma ajuda a manter a rotina, organização da agenda e evita desperdício de tempo com assuntos aleatórios.
Com a rotina da sua clínica organizada, fica mais fácil você se programar para buscar as qualificações que busca e ser referência no mercado de trabalho. Com uma carga horária de trabalho bem estruturada, você vai conseguir conciliar suas atividades diárias com os estudos.
Com todos os processos bem definidos, você poderá se ausentar da clínica por alguns dias para se atualizar, o que é estritamente necessário em qualquer profissão, mas especialmente para os médicos. Também com esta organização, você pode conciliar a carreira com qualidade de vida, que também é muito importante para manter bons resultados na sua profissão.
Ainda, com a tecnologia presente em tudo, muitos cursos on-line são oferecidos, facilitando muito a vida dos profissionais, evitando deslocamentos e longos dias fora da clínica.
Além de se qualificar profissionalmente, continua acompanhando nosso blog e recebendo informações bem importantes para sua profissão.
Copyright © 2023 - Fundação Otorrinolaringologia - Todos os Direitos Reservados