Postado em 03/05/2023
Se para muitos adultos há resistência para entrar em uma clínica médica, imagine para uma criança, que, dependendo da idade, costuma ser mais agitada. Pensando nisso, ao preparar um espaço para atender os pacientes mirins, o médico pediatra precisa pensar com muito carinho e criatividade.
Além disso, é preciso contar com profissionais que estejam preparados para atender este público com atenção, humanizado, personalizado e que tornem este tempo de espera pela consulta, menos cansativo e mais produtivo. Por isso, pensamos em algumas dicas importantes para fidelizar seus pacientinhos e conquistar novos. Veja:
Cada público é diferente, mas no caso das crianças, exigem um atendimento diferenciado e especial. Por isso é muito importante que os profissionais que fazem o primeiro contato com a criança, também sejam bem preparados e treinados para saber lidar com as diferentes situações que possam surgir.
Seja na sala de espera, sala de recreação ou mesmo no próprio consultório médico, tudo precisa ser trabalhado e executado para atrair, acalmar e entreter as crianças durante o período em que estiver ali. Pense em sua clínica como um local onde as crianças gostam de estar, de voltar e se sentem felizes ao ficar ali.
É normal sentir uma certa apreensão ao entrar em uma clínica médica, mas se o ambiente for convidativo, as crianças irão se sentir mais confortáveis. Por isso o local não pode ser um ambiente que amedronta, mas que acolhe, que haja interação, com brinquedos e materiais lúdicos.
Ainda é interessante repensar nos uniformes ou jalecos, tanto do médico quanto dos atendentes e enfermeiros. O branco pode causar desconforto. Opte pelos coloridos, com estampas ligadas aos personagens do mundo infantil.
O médico precisa saber interagir, oferecer brinquedos para conquistar a confiança e fazer com que o paciente e o familiar sintam segurança no atendimento.
Conquistar a confiança dos pais através do encantamento das crianças com o médico pediatra, é o primeiro passo para fidelizar os pacientes e a família.
Criar laços e oferecer segurança e credibilidade no atendimento com o pequeno, faz com que os adultos entendam melhor o processo todo e compreendam que tudo está sendo feito para o bem estar e o desenvolvimento da criança.
Constituir uma clínica médica pediátrica é diferente de um consultório médico normal. Precisa ser todo voltado para o atendimento infantil. Escolher uma boa localização é fundamental. Atualmente existem muitos edifícios que contam somente com clínicas médicas, ou ambientes voltados à saúde, isso ajuda muito.
A mobília, espaço para brinquedoteca, recepção, sanitários além do próprio consultório, devem ser bem expressivos para que a criança perceba que tudo foi preparado especialmente para receber ela. Assim, irá se sentir mais tranquila e acolhida.
Na parte de gestão, é importante contar com profissionais de contabilidade que tenham experiência ou especializada em clínica médica. Dentro deste entendimento, ainda é preciso definir o regime de constituição da empresa.
Como a legislação brasileira tem uma série de particularidades para cada área, é importante saber qual o melhor regime que atenda a sua necessidade. Ainda é neste momento que você deverá definir pelo regime de tributação para sua clínica. Você pode optar por uma destas:
Simples Nacional
Lucro Presumido
Lucro real
Ainda antes de abrir as portas, é preciso estar legalizado com liberação de Alvará de Funcionamento, CNPJ, e demais documentos e registros necessários, tanto da empresa quanto do profissional responsável.
A pediatria não é apenas mais um ramo da medicina ou uma especialidade médica, mas uma área da medicina que busca ajudar a família a cuidar da saúde de crianças e adolescentes.
São vários pacientes diferenciados que são assistidos por este profissional, além do primeiro contato com a mãe gestante antes do nascimento, ainda:
o recém nascido;
o lactente,
a criança em idade escolar;
o pré adolscente,
o adolescente
Todo este atendimento, exige uma atenção especial que envolve muito amor, empatia e vocação.
Já uma clínica tradicional, envolve várias especialidades e trabalha normalmente com pacientes adultos. Nestes casos, desde a abordagem bem como o espaço e atendimento são diferentes.
A começar pelo ambiente direcionado para pessoas adultas, com um atendimento e linguagem mais maduro e direto, bem como a consulta com o médico, sem deixar de lado o cuidado e carinho, mas com outro formato.
Assim como na clínica pediátrica, o diagnóstico precisa ser humanizado, combinando com um tratamento específico com bons resultados. Este é o foco e o objetivo de uma boa clínica.
E então Dr (a), gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nossas informações sempre oportunas para você!
Copyright © 2023 - Fundação Otorrinolaringologia - Todos os Direitos Reservados