PERFIL MÊS: Dr. JOÃO ROBERTO RUOCCO

Diretor Técnico da Divisão de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas


12/06/2015

    Nascido em São Paulo, no dia 15 de setembro de 1954, Dr. João Roberto Ruocco é o único filho do casal Nino e Wilma. “Ser filho único não me impediu de ter uma ótima infância e adolescência, sempre com muitos amigos, o que foi muito positivo na minha vida”, diz ele.

    Com formação educacional iniciada no Colégio Batista Brasileiro e finalizada no Colégio Rio Branco, o médico sempre gostou de ciências biológicas. “Cheguei a pensar em seguir a carreira diplomática, mas o lado médico acabou prevalecendo. E, para tanto, cursei a FMUSP de 1975 a 1980”, diz ele.

    Foi na faculdade que passou a apreciar as áreas cirúrgicas, participando de inúmeros procedimentos dentro do Hospital das Clínicas e também em equipes de cirurgia geral fora do HC. “Foi um aprendizado rico e muito importante para a minha vida profissional”, comenta.

    Na sua época de internato da FMUSP era possível frequentar três estágios opcionais. “Fiz Cirurgia Pediátrica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e estagiei em Otorrinolaringologia, o que acabou determinando a minha escolha. Realizei três anos de residência em ORL, continuei um ano e meio como médico voluntário até 1985, quando prestei concurso e fui contratado como médico assistente”, lembra Dr. Ruocco.

    Entre as especialidades da Otorrinolaringologia, Dr. João dedicou-se à Bucofaringolaringologia sendo responsável pelo grupo entre 1985 e 2003. “Sempre procurei ter uma visão ampla sobre vários assuntos e buscar um conhecimento mais abrangente sobre as estruturas nas quais estamos inseridos. E foi isso que me levou a ser Especialista em Administração Hospitalar pelo CEAHS da Escola de Administração de Empresas da FGV e do PROAHSA do HC-FMUSP”, relata o médico.

 

Vida pessoal e profissional

    Casado há 34 anos com a Dra. Rosa Maria Ruocco, ginecologista e obstetra e assistente da Clínica Obstétrica do HC até o ano passado, é pai de Anna Luiza, com quase 20 anos de idade, cursando o terceiro ano da Faculdade de Farmácia. “Tentamos sempre buscar um ponto de equilíbrio entre a vida profissional e familiar. Muitas vezes não foi fácil, mas conseguimos. Porém, nossos finais de semana são reservados a uma atividade em comum, seja ir a uma sessão de cinema, teatro, jantar fora, etc.”, diz ele.

    Diretor Técnico da Divisão de Otorrinolaringologia do HCFMUSP, Dr. João Ruocco atualmente exerce funções administrativas, interagindo nos mais variados aspectos da instituição hospitalar. “Procuro fazer o melhor possível para a nossa clínica, participo de vários projetos, comissões, grupos de trabalho, etc.”, comenta.

    Vice-presidente do CEDAO, sempre considerou extremamente importante o trabalho desenvolvido tanto pelo CEDAO quanto pela FORL para o fortalecimento da otorrinolaringologia brasileira e seu reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. “A presença da FORL, em todas as suas áreas de atuação, tornou-se fundamental para nossa especialidade. E é importante ressaltar que também acompanho a história da Otorrino do HC há 34 anos. São impressionantes a evolução e o dinamismo observados em nossa Divisão chefiada pelo Prof. Dr. Ricardo Bento. Um prazer trabalhar aqui”, finaliza Dr. João Ruocco.